Novo Ensino Médio
14/07/2022

BNCC | ENEM | Ensino Médio | Gestão Escolar | Indicadores Educacionais

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é um tema que vem gerando muitas discussões no país, mas você já se perguntou o porquê dessa mudança? Vem que a gente te conta! 

Novo Ensino Médio – Por que mudou?

O resultado de 2017 da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação em larga escala do ensino fundamental e ensino médio, revelou que mais de 70% dos estudantes do ensino médio estão no nível insuficiente tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, após 12 anos de escolaridade.

Visto esse cenário, conseguimos entender parte da motivação para a construção do Novo Ensino Médio que tem por objetivo tornar a escola um espaço mais flexível, conectado aos interesses e à realidade dos estudantes.

Diferentemente do que possa parecer, a reforma do Novo Ensino Médio não é algo totalmente novo, ela começou a ser pensada em 2013, foi estabelecida em 2017, testada em 2020 e 2021, com algumas escolas de todos os estados do Brasil, e posta em vigor apenas em 2022. É muita coisa, né? Dá uma olhadinha nesta análise dos processos de implementação do Novo Ensino Médio!

Aumento da carga horária, criação de itinerários formativos e a inserção da disciplina “Projeto de vida” são algumas das mudanças do Novo Ensino Médio. Confira com mais detalhes abaixo!

Estrutura do Novo Ensino Médio

A estrutura do Novo Ensino Médio foi dividida em duas partes: 

  1. A formação geral básica que possui carga horária máxima de 1.800 horas, tendo a BNCC como documento norteador oficial, e  apenas Língua Portuguesa e Matemática como disciplinas obrigatórias na grade curricular. As áreas do conhecimento, provenientes da BNCC, servirão de base para a elaboração dos itinerários formativos.
  2. Os itinerários formativos, que possuem carga horária mínima de 1.200 horas são, de acordo com o Ministério da Educação, um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seus interesses.

É bom relembrar 🙂 A BNCC é apenas um documento norteador de definição para as aprendizagens essenciais. A reelaboração dos currículos para definir o que deverá ser alcançado em cada área é tarefa da escola! 

Itinerários formativos

O estudante pode cursar mais de um itinerário formativo, em outro sistema ou rede de ensino, caso sua escola não possua uma trilha que contemple seus objetivos, pois fica a cargo da escola ofertar os itinerários formativos que são viáveis para a realidade da sua unidade. 

Independentemente da rede ou do sistema de ensino, é essencial que qualquer material disponibilizado esteja alinhado às áreas de conhecimento da BNCC, trabalhando os conteúdos de modo integrado e flexível para promover o protagonismo e a multiplicidade de interesses dos estudantes no percurso de aprendizagem. Falando nisso, dá uma olhadinha neste artigo do nosso blog sobre protagonismo dos estudantes!

Por ser uma nova proposta, e de suma importância para o aprendizado dos estudantes, foram estabelecidos referenciais para auxiliar as escolas na elaboração desses itinerários. Vale a leitura! 

Eixos estruturantes

Os eixos estruturantes foram estabelecidos como base para a organização dos itinerários formativos, ou seja, todo itinerário formativo deve ser concebido em torno de um ou mais eixos, desenvolvendo habilidades que visam contribuir para a formação integral dos estudantes. Cada eixo possui objetivos e focos pedagógicos específicos. Os quatro eixos são: 

  1. Investigação científica
  2. Mediação e intervenção sociocultural 
  3. Processos criativos
  4. Empreendedorismo 

Unidades curriculares 

São itens com carga horária pré-definida que visam desenvolver competências específicas, seja dos itinerários formativos, seja da formação geral básica. É importante lembrar que o conjunto dessas unidades deve girar em torno e deve desenvolver as habilidades de um ou mais eixos estruturantes que vimos acima. 

Projeto de vida

Outra novidade na grade curricular é a inserção da  disciplina “Projeto de vida”. O intuito é que o estudante trabalhe o autoconhecimento, reflita acerca de seus desejos, objetivos e carreira futura para que possa escolher com mais segurança qual itinerário formativo irá percorrer. Práticas que envolvem o trabalho em equipe e as habilidades socioemocionais são uma ótima forma para desenvolver a consciência sobre esses aspectos tão importantes.  Quando incluímos metodologias que colocam o estudante como protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, alinhados a um currículo adequado e uma escola aberta a mudanças, conseguimos impactos surpreendentes, como a história do Lenin Santos que fala sobre como a escrita e os temas de redações – considerados delicados – propostos na escola contribuíram para a sua formação.

E o Enem? 

Sim, teremos mudanças! Mas fique tranquilo(a), a mudança só começa a valer em 2024!

Com a inserção dos itinerários formativos e proximidade maior com a área de conhecimento escolhida, é necessário que o Exame Nacional do Ensino Médio se adeque a essas novas especificidades. O primeiro dia da prova será interdisciplinar com ênfase nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Também será nesse dia que os estudantes farão a redação. Já no segundo dia da prova, os estudantes deverão escolher 2 blocos que serão compostos por 2 duas áreas de conhecimento referentes aos itinerários formativos. 

É necessário estar alerta e conseguir se adaptar a essas alterações de maneira harmônica. Uma iniciativa muito legal que pode auxiliar sua escola são os conteúdos do Observatório Movimento pela Base, uma plataforma pública com foco em dar visibilidade ao avanço da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio nas redes e nas políticas nacionais. Incrível, né!? Depois de ler, compartilhe conosco o que você achou. 

Sabemos que são muitas as dúvidas que circundam o Novo Ensino Médio, mas fique tranquilo(a) porque pretendemos esclarecer tu-di-nho para vocês! Confira nosso post do Instagram sobre o Novo Ensino Médio e continue acompanhando nossas pílulas de conteúdo!

Estamos juntos e juntas nesta missão desafiadora da Educação!