Metodologias ativas: saiba como aplicar na sua escola
01/09/2021

Engajamento de Estudantes | Metodologias Ativas

Metodologias ativas: saiba como aplicar na sua escola

Metodologias ativas, visam colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem. Surgem para proporcionar aos estudantes o protagonismo dentro do seu próprio desenvolvimento educacional, deixando para trás aquele modelo tradicional antigo de aula apenas expositiva.  Mas você deve estar se perguntando “quais as vantagens das metodologias ativas nas salas de aula?”. Vamos falar sobre isso.

Vantagens das metodologias ativas nas salas de aula

É bastante enriquecedor ter uma pluralidade e diversificação de metodologias de ensino, pois abre novos horizontes, para educadores e para estudantes. Na introdução da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é recomendado: “selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização etc.”

Dentre tantos benefícios que as metodologias ativas proporcionam para os estudantes estão:

  • A melhoria na comunicação e na qualidade do ensino aprendizagem,
  • Maior desenvolvimento de trabalhos colaborativos, 
  • Senso de responsabilidade e autonomia,
  • Comprometimento e aperfeiçoamento do senso crítico,
  • Desenvolvimento de habilidades relacionadas a resolução de problemas e criatividade.

Para educadores, gestores, instituição de ensino em geral:

  • Aulas mais dinâmicas e alunos engajados
  • Reconhecimento e posicionamento de marca por investir em inovação e metodologias ativas
  • Grande satisfação das famílias em relação ao aprendizado dos estudantes,
  • Consequentemente, maior retenção e captação de alunos.

Como aplicar metodologias ativas na sua escola

Como falamos no decorrer deste artigo, as metodologias ativas visam colocar estudantes como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e engajá-los cada vez mais. Deste modo, metodologias ativas propõem um modelo mais eficiente de ensino, onde educadores se tornam grandes mentores de aprendizado, ao invés de serem apenas únicos detentores de todo conhecimento. 

Selecionamos 3 metodologias ativas para você aplicar na sua escola

  1. Aula Invertida Nessa abordagem, os estudantes aprendem os conteúdos em casa antes das aulas. Desse modo, a sala de aula se torna um ambiente de discussão, interação e troca de aprendizados entre a turma e também entre alunos e professores. Em outras palavras, se torna uma aula invertida, uma vez que estudantes aprendem em casa o conteúdo (e não mais na escola) e utilizam o espaço em sala de aula para realizar atividades sobre o assunto (como fariam em casa). Assim, o que você acha de propor um tema para estudo coletivo da turma e combinar que a próxima aula será um momento de discussão com dúvidas, reflexões e provocações sobre o tema estudado?
  2. Gamificação A gamificação é uma metodologia ativa que consiste em inserir nas interações em sala de aula, jogos e dinâmicas que geram engajamento nas turmas. É uma ferramenta ideal para trabalhar no processo de estudantes com baixo engajamento. Normalmente jovens estudantes gostam da sensação de desafio, com isso, uma oportunidade de criar maior participação e interação com eles é propor jogos. Você pode, por exemplo, fazer um bingo no fim da aula com a temática aprendida. Aqui, você encontra um tutorial de como fazer cartelas personalizadas.
  3. Aulas Colaborativas Engajar estudantes pode ser um desafio, ainda mais em um modelo de ensino remoto ou híbrido. Pois eles podem estar com a televisão ligada ou mexendo no celular. Desse modo, uma possibilidade para engajar é criar aulas colaborativas. Nessas aulas, estudantes se tornam protagonistas e preparam uma aula com temática específica ou respondem para a turma uma dúvida que surgiu anteriormente. Por exemplo, um aluno trouxe uma dúvida sobre Realismo. O que você acha de convidar um grupo de estudantes para explicar essa dúvida na próxima aula? Além disso, esse grupo pode explicar outros pontos sobre Realismo que ainda não foram abordados.

Gostou das dicas? Aqui separamos mais 6 metodologias ativas para te apoiar no engajamento dos alunos em sala de aula.