Letramento Racial em Foco
19/08/2022

Diversidade | Letramento | Letramento Racial | Live

Letramento Racial em Foco

Não é novidade que o letramento pleno é um grande desafio no país. E não estamos falando sobre alfabetização. Apesar de serem  complementares no processo de aprendizado de uma língua e na formação do indivíduo no seu contexto social, letramento e alfabetização são dois conceitos diferentes que abordam processos de escrita e leitura. 

Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional de 2018, apenas 12% da população brasileira é considerada plenamente letrada. Isso significa que uma parcela muito pequena consegue ler e elaborar um texto de maior complexidade.

Ampliando a discussão

Saindo um pouco do viés alfabético-literário, e se formos pensar no letramento racial? Qual o desafio esse tema nos propõe? Qual a porcentagem de pessoas racialmente letradas no Brasil? Para ampliar essa discussão, a Letrus convidou Gina Vieira Ponte, professora e mestra em linguística, e José Carlos Pereira, coordenador do Programa Educacional Desafio Nota 1000 na Secretaria de Educação da Paraíba, para uma palestra esclarecedora sobre o tema.

Apresentada por Mayara Gonçalves, diretora de Pessoas e Cultura e mediada por Luis Junqueira, CEO da Letrus, a palestra foi parte do Concurso de Escrita Escrever para Transformar, sobre o qual falaremos ainda neste artigo. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, o que é letramento racial?

Para entender melhor esse tema na contemporaneidade, vamos voltar um pouco no tempo, à história do Brasil. Sabe-se que  pessoas foram escravizadas  por volta de 1530, quando os portugueses iniciaram o processo de colonização da América Portuguesa. A partir daí, todo um sistema histórico, econômico e de organização social foi criado e sustentado a partir de povos escravizados. Para trazer mais dados a essa pauta, vale lembrar que o Brasil foi o último país das Américas a dar fim legalmente ao processo de escravização, no ano de 1888. 

Segundo a professora Gina, o letramento racial significa ter acesso a todo esse  conhecimento histórico e acadêmico acumulados ao longo da nossa história. Conhecimento que nos permite entender que ainda vivemos em um país onde os tratamentos pessoais são diferenciados de acordo com a raça.

“A base do regime escravocrata é acreditar que pessoas negras não eram pessoas, mas seres passíveis de serem explorados para produção de riqueza para um determinado grupo”, diz a professora.

O ensino da história e cultura afro-brasileira

Lei 10.639/03 estabelece diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, podendo ser trabalhada nas disciplinas de Educação Artística, História Brasileira e Literatura.

Isso também amplia discussões acerca da luta dos negros no Brasil, resgatando sua contribuição nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Letramento racial deve acontecer na escola, mas não apenas nela.

Concurso de Escrita Ler para Transformar

É nesse recorte racial que a Letrus promove o Concurso de Escrita Ler para Transformar,  visando valorizar a visão de mundo dos estudantes a partir da escrita. Em parceria com a Fundação Lemann e a Aliança Imaginable Futures, o projeto cultural contempla professores e estudantes da rede estadual do ensino médio da Paraíba. O concurso é dividido em três fases e cada uma delas traz um desafio para o estudante.

Na primeira etapa, o estudante é convidado a pensar sobre como a forma de contar histórias impacta nossa visão sobre os outros e sobre nós mesmos. Já na segunda etapa, a reflexão sobre o racismo estrutural e seus desdobramentos na sociedade. Na terceira e última etapa, cada estudante escreve uma redação dissertativa-argumentativa com propostas sobre o tema.

Além de promover a formação dos estudantes, dando-lhes a oportunidade de praticar sua escrita, o concurso ainda oferece aos professores diagnósticos das redações e ainda premia os estudantes mais engajados. Legal, né?

Reforçando:

O quê?

Concurso de Escrita Escrever para Transformar

Onde?

Online

Quanto?

100% gratuito

Quem? Professores(as) e estudantes do ensino médio da rede estadual da Paraíba

Quando?

Para professores(as): 25/07/2022 a 26/08/2022

Para estudantes: 25/07/2022 a 22/09/2022

Você é professor(a) ou estudante do ensino médio da rede estadual da Paraíba e se interessou? Inscreva-se aqui.