Gestão Escolar de sucesso com o apoio de tecnologias educacionais é possível?
21/07/2021

Gestão | Tecnologia | Tecnologia e Educação

Gestão Escolar de sucesso com o apoio de tecnologias educacionais é possível?

Gestão escolar de sucesso atualmente exige gestores e educadores conectados à inovação, participativos e dinâmicos. A gestão escolar deve aproximar a escola da comunidade escolar. Mas você deve estar se perguntando “o que a tecnologia tem a ver com gestão escolar?” É notório que a tecnologia otimiza e potencializa diversas frentes, ainda mais em um mundo que nascem cada vez mais nativos digitais. Deste modo, as tecnologias educacionais transformam, acrescentam e inovam o ensino-aprendizagem, fazendo com que educadores se empoderem mais sobre as dificuldades de cada estudante da turma.

No decorrer deste artigo iremos trazer mais sobre como as tecnologias auxiliam no processo de ensino e aprendizagem e consequentemente potencializam a gestão escolar. Continue conosco e boa leitura!

Benefícios das tecnologias educacionais na gestão escolar

Tecnologias educacionais são inovadoras por si só e oferecem facilidades para a rotina escolar, tanto para o ensino-aprendizagem, quanto para a gestão escolar administrativa das instituições de ensino. Essas tecnologias são desenvolvidas e pensadas para simplificar e empoderar gestores, educadores, estudantes e funcionários das instituições. 

Na gestão escolar são diversos os desafios, desde gerir funcionários a capacitar estudantes para os melhores vestibulares. Na gestão escolar, normalmente os desafios são impactantes e burocráticos, que exigem muita atenção, cuidado e controle rígido na administração e organização. Diante disso, tecnologias otimizam e automatizam processos burocráticos, garantindo agilidade e maior produtividade. Por exemplo, cronogramas manuais podem ser automatizados e sistematizados em ferramentas de organização. Selecionamos algumas ferramentas tecnológicas gratuitas que podem te auxiliar na organização e gestão escolar, automatizando e otimizando processos. Vamos lá?

Ferramentas tecnológicas gratuitas para sua gestão escolar

Selecionamos 5 aplicativos que podem apoiar na sua rotina administrativa escolar, na preparação de aulas , organização de  tarefas e muito mais.

  1. Trello Ferramenta para organização da rotina. Versátil e popular, pode ser utilizada em computadores e smartphones. Você pode incluir tarefas e organizá-las por prioridade, frequência e nível de entrega.
  2. Week Plan Ferramenta em formato de calendário que foca em demandas diárias e organiza atividades por prioridades. É possível acompanhar as tarefas e adicionar outros usuários para acompanharem e participarem do seu projeto/planejamento.
  3. Google Alerts Ferramenta do Google que monitora novas matérias e menções que aparecem no Google a partir de palavras escolhidas por você. É possível selecionar o nome da sua escola, palavras-chave e até mesmo o nome dos seus concorrentes e, assim que surgir uma nova menção, você receberá um alerta por e-mail.
  4. Infogram Site para criar gráficos e infográficos personalizados para utilizar nas redes sociais ou em outras publicações sobre a escola. Algumas ferramentas e funcionalidades dentro do site são pagas.

Site para utilizar e personalizar modelos prontos de imagem para redes sociais, cartazes, anúncios etc. Algumas ferramentas e funcionalidades dentro do site são pagas.

É possível uma gestão escolar empoderada com as tecnologias educacionais

Cada vez mais, tecnologias educacionais visam auxiliar estudantes através de uma educação personalizada, despertando o interesse deles para os estudos. Com isso, aumenta o engajamento das turmas. E  o que isso tem a ver com a gestão escolar? Tem tudo a ver, pois estudantes engajados e aprendendo cada vez mais, são estudantes mais confiantes para o diálogo com educadores, turmas que não geram evasão escolar, famílias confiantes no ensino-aprendizagem da escola em que os filhos estão. 

Mas é importante ressaltarmos que, as tecnologias educacionais engajam estudantes quando oferecem insumos que auxiliam  o percurso de aprendizagem e permitem devolutivas ágeis, consistentes e respaldadas em dados. Com isso, é possível aumentar a integração e o diálogo entre estudantes e educadores, como dissemos anteriormente. Diante disso, é necessário saber escolher as melhores tecnologias educacionais para sua escola. Elencando os seguintes pontos: 

  • Deve ser efetiva: criar um ambiente de ensino-aprendizagem onde as aulas se tornam mais atraentes.
  • Tem que ser realmente inovadora: com devolutivas ágeis,  trazendo resultados claros e direcionados.
  • Deve ter diferenciais claros: oferecer dados e informações pedagógicas norteadoras, ter inteligência artificial como aliada, inovações que devem ser motivadoras e significativas para a escola.

Viu como tecnologias educacionais potencializam a gestão escolar? Quer saber mais sobre tecnologias educacionais no âmbito escolar? Fizemos um artigo sobre os benefícios e como escolher as melhores para sua escola. Leia e fique de olho em nosso blog! Até breve.