10 ferramentas tecnológicas gratuitas para sua gestão escolar
04/08/2021

Gestão | Gestão Escolar | Tecnologia | Tecnologia e Educação

10 ferramentas tecnológicas gratuitas para sua gestão escolar

Cada vez mais, ferramentas tecnológicas e tecnologias educacionais visam auxiliar estudantes através de uma educação personalizada, despertando o interesse deles para os estudos. Com isso, aumenta o engajamento das turmas. 

E  o que isso tem a ver com a gestão escolar? Tem tudo a ver, pois estudantes engajados e aprendendo cada vez mais, são estudantes mais confiantes para o diálogo com educadores, turmas que não geram evasão escolar, famílias confiantes no ensino-aprendizagem da escola em que os filhos estão. 

Ferramentas tecnológicas gratuitas para sua gestão escolar

Selecionamos 10 ferramentas tecnológicas que podem apoiar na sua rotina administrativa escolar, na preparação de aulas , organização de  tarefas e muito mais. 

Ferramenta para organização da rotina. Versátil e popular, pode ser utilizada em computadores e smartphones. Você pode incluir tarefas e organizá-las por prioridade, frequência e nível de entrega.

Funciona como uma lousa on-line. Você pode criar um quadro vazio e adicionar imagens, textos e post-it. Além disso, essa ferramenta tecnológica disponibiliza templates (modelos prontos) que podem ajudar em atividades específicas. As possibilidades são inúmeras.

Ferramenta em formato de calendário que foca em demandas diárias e organiza atividades por prioridades. É possível acompanhar as tarefas e adicionar outros usuários para acompanharem e participarem do seu projeto/planejamento.

Nesta ferramenta tecnológica, você cria perguntas com respostas de múltipla escolha e os alunos votam, em tempo real, nas opções que acreditam que são as corretas. É uma oportunidade de criar quizzes dinâmicos e divertidos. No fim de cada questão é apresentado quem está “ganhando”.

Ferramenta do Google que monitora novas matérias e menções que aparecem no Google a partir de palavras escolhidas por você. É possível selecionar o nome da sua escola, palavras-chave e até mesmo o nome dos seus concorrentes e, assim que surgir uma nova menção, você receberá um alerta por e-mail.

Site para criar gráficos e infográficos personalizados para utilizar nas redes sociais ou em outras publicações sobre a escola. Algumas ferramentas e funcionalidades dentro do site são pagas.

A versão gratuita desta ferramenta permite criar perguntas ou fazer comentários anônimos ou nominais. Além disso, participantes podem votar nas perguntas/comentários de maior interesse/concordância. Pode ser bacana para eleger temas ou mapear dúvidas durante a aula.

Site para utilizar e personalizar modelos prontos de imagem para redes sociais, cartazes, anúncios etc. Algumas ferramentas e funcionalidades dentro do site são pagas.

Programa da Microsoft que permite criar, com facilidade, apresentações mais dinâmicas e bonitas. Para acessar, você só precisa de uma conta de e-mail no Hotmail ou Outlook.

Ferramenta tecnológica que possibilita criar mapas mentais. Isso pode ajudar em discussões ou em aprofundamentos de temas mais difíceis. Além disso, por ser tão visual, estudantes podem percorrer todo o caminho da reflexão.

Bônus: Tecnologias educacionais para sua escola

Além das ferramentas tecnológicas acima, separamos 4 plataformas educacionais que usam tecnologia para apoiar o ensino-aprendizagem.

1- Letrus Plataforma de produção de textos para empoderamento de educadores e personalização da aprendizagem dos estudantes, com IA que humaniza e ressignifica a escrita. Conta com devolutiva pedagógica em duas camadas: estrutural e por competências. Saiba mais aqui!

2- Eduqo Oferece inteligência de dados e personalização para cada rotina da escola. Saiba mais aqui.

3- isaac Plataforma de gestão financeira. Oferece produtos e serviços que tornam os processos administrativos e financeiros das escolas simples, digital e seguro. Saiba mais aqui.

4- Dreamshaper Ferramenta online de Aprendizagem Baseada em Projeto que guia os alunos por experiências de aprendizagem práticas e motivadoras. Saiba mais aqui.

A melhor tecnologia educacional para sua escola 

Já imaginou ter na sua escola uma plataforma de produções de textos que une inteligência artificial à educação para potencializar a performance de estudantes? E ainda, oferece correções instantâneas, análise completa e aprofundada dos textos, exercícios personalizados de acordo com o desempenho individual de cada estudante. Empoderando educadores e entregando à gestão escolar um papel realmente estratégico e melhores resultados?

Conheça a Letrus, primeira e única tecnologia educacional brasileira com comprovação científica e premiada internacionalmente.