Escola para quê? Para quem?
30/06/2022

| Engajamento de Estudantes

Escola para quê? Para quem?

Encontramos na escola nossa primeira referência de mundo, dessa forma é importante refletir e entender sobre essas vivências. Quer saber mais? Confira nesse artigo!

Educação e legislação

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) criado em 13 de julho de 1990 é o marco regulatório dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. A formulação do estatuto se deu através de diversos movimentos sociais da época que visavam a proteção das meninas e meninos do país.

Quando falamos sobre Educação dentro do documento é interessante nos atentarmos ao capítulo IV, mais especificamente ao artigo 53:

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: 

I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 

II – direito de ser respeitado por seus educadores; 

III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV – direito de organização e participação em entidades estudantis; 

V – acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. 

Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Para a versão completa e atualizada do ECA clique aqui.

Mas o que podemos considerar a partir disso?

Partindo do inciso I, no qual é preciso assegurar a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, é importante refletir e discutir acerca do papel da mesma na vida dos estudantes, concorda? 

Devido a diferentes abordagens pedagógicas e a gestão escolar, a concepção desse espaço pode diferenciar em maior ou menor grau, no entanto, é de conhecimento geral que a escola é uma instituição social com o objetivo de desenvolver potencialidades  físicas,  cognitivas  e  afetivas  dos  estudantes,  por meio  da aprendizagem dos conteúdos. 

No entanto, não podemos reduzi-la a um lugar que possui uma lógica de ensino capacitista no qual o conhecimento é visto de forma utilitária apenas para “passar de ano” ou “tirar uma nota boa no ENEM”. 

É importante que nós, enquanto gestão escolar, docentes, estudantes ou família, tenhamos a capacidade de refletir sobre a importância da escola e seus desdobramentos na sociedade.” Isso que eu vou ensinar ou aprender serve para quê?”. Educamos e aprendemos para a vida, essa pergunta é essencial e deve ser feita constantemente para guiar nossa prática pedagógica. 

Debate nas artes

Em 1979, a banda de rock Pink Floyd, lançou o videoclipe da música “Another Brick In The Wall” (Outro tijolo no muro), o clipe fez muito sucesso na época e ainda propõe, nos dias atuais, debates relevantes sobre os rumos que a escola vem seguindo. 

A mensagem principal da letra é a crítica ao sistema educacional vigente que oprime os estudantes, tirando sua autonomia, curiosidade e pensamento livre, considerando-os apenas como mais uma parte da engrenagem de uma máquina de produção em massa, assim como vemos nas fábricas. 

Cena do Clipe

Cena do clipe

Você pode conferir a tradução da música clicando aqui.

O primeiro contato com o mundo

A escola possui função social de extrema importância, contudo não podemos fechar os olhos para as dificuldades que ela enfrenta ou a manutenção de práticas e comportamentos nocivos que a torna obsoleta, ultrapassada, distante da realidade do estudante e sem a aplicação prática do conhecimento. 

É nesse espaço onde as nossas crianças desenvolvem suas primeiras habilidades sociais, emocionais, cognitivas e psicomotoras. Encontramos na escola nossa primeira referência de mundo. 

Apesar de termos vivido momentos que, talvez, não foram tão bons, tenho certeza que também vivemos momentos inesquecíveis nela. Aposto que você ainda cultiva alguma amizade da época da escola, não é mesmo? Quem sabe até se casou com alguém que estudou na mesma sala, ou então retornou como professor(a) para conduzir o processo de aprendizagem que um dia você viveu naquele mesmo espaço. 

Em um artigo da revista PerCursos da Universidade Estadual de Santa Catarina, a escola é vista como  “um  lugar  de  amor pelo mundo e pela nova geração, um lugar de “ser capaz de”, de transformar as coisas em “bens comuns”, lugar de um “tempo livre” (liberado da família, da economia, da política)  ainda  não  preenchido,  capturado,  produtivo,  onde  ainda  é  possível  começar, fazer novamente e, portanto, onde uma sociedade dá à nova geração a oportunidade de olhar para o mundo que partilham em comum e renová-lo.”

Portanto, é dever do governo assegurar os direitos de todas as crianças e adolescentes quando falamos sobre acesso ao ensino escolar. 

Letrus acredita no poder da linguagem para tornar a escola um espaço mais seguro, inclusivo e inspirador para as nossas crianças. E aí, vamos juntos e juntas?

Letrus – O letramento desperta novas histórias.