Atividades para engajar seus estudantes nas aulas on-line
17/05/2021

Atividades para engajar seus estudantes nas aulas on-line

Para te ajudar a engajar seus estudantes nesse momento de aulas on-line, ensino híbrido e ensino remoto emergencial, pedimos o apoio da professora Aliane Teodoro (Colégio Adventista Pedro II), o professor Wilmar Rocha (do Sesi Vitória da Conquista), e o professor Mairlos Navarro (fundador da empresa Áurea618), para compartilhar dicas e atividades para você utilizar em seu dia dia e com suas turmas. A seguir, vamos explicar mais sobre o que é ensino híbrido e ensino remoto.

O que é o ensino híbrido?

É um ensino no qual o aprendizado ocorre a partir da combinação de atividades presenciais em sala de aula e atividades on-line, facilitadas por meio de tecnologias digitais. No cenário de ensino híbrido, é necessário inovar para engajar seus estudantes, então separamos 2 atividades de ensino híbrido para testar na sua escola.

O que é ensino remoto?

Ensino no qual educadores e alunos se encontram em um ambiente virtual, em dia e horário específico, para realizar a aula em tempo real. Agora que você conhece sobre ensino híbrido e ensino remoto, vamos entender sobre a importância de engajar seus estudantes.

A importância de engajar seus estudantes nas aulas on-line

No atual cenário, foi necessário uma mobilização escolar para se adaptar ao novo contexto de aulas on-line. Diante disso, educadores tiveram que se reinventar e aprender mais sobre o cenário digital, além das diversas dúvidas que surgiram sobre quais ferramentas utilizar e como engajar seus estudantes nas aulas online. E com o cenário incerto para 2021, muitas dessas dúvidas continuam. Pensando em como poderíamos apoiar nossos educadores nesse momento, elaboramos o ebook Aulas Online e Ensino Híbrido, com dicas que vão de aulas colaborativas, jogos, meditação e muitas outras formas relevantes para adaptar nas aulas online.

Atividades para engajar seus estudantes

Para garantir um bom desempenho das turmas nas aulas on-line e potencializar a performance, é importante engajar seus estudantes. Saiba como:

1) COMECE A AULA COM UMA MEDITAÇÃO

Segundo pesquisa “Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e suas Famílias”, encomendada pela Fundação Lemann e Itaú Social , a partir da visão dos pais ou responsáveis de estudantes de escolas públicas:

Quanto maior é o número de estudantes em uma só casa, maior é essa percepção. Em casas com três ou mais alunos:

Por isso, uma atividade que pode ser bacana para iniciar a aula é a meditação. A meditação é uma prática que auxilia no relaxamento, mas também ajuda na criação de foco e concentração. No YouTube, você encontra diversas meditações guiadas de 5 minutos! Assim, você consegue fazer junto com a turma e não precisa ter conhecimentos prévios ou específicos sobre o tema.

2) PLANEJE AULAS COLABORATIVAS

Quando estudantes estão em casa, torna-se mais difícil manter suas atenções na aula. Eles podem estar com a televisão ligada, mexendo no celular ou quase dormindo na própria cama. Desse modo, uma possibilidade para engajar seus estudantes é criar aulas colaborativas! Nessas aulas, estudantes se tornam protagonistas e preparam uma aula com temática específica ou respondem para a turma uma dúvida que surgiu anteriormente. Por exemplo, um aluno trouxe uma dúvida sobre Realismo. O que você acha de convidar um grupo de estudantes para explicar essa dúvida na próxima aula? Além disso, esse grupo pode explicar outros pontos sobre Realismo que ainda não foram abordados.

3) CRIE JOGOS E COMPETIÇÕES

Estudantes gostam de ser desafiados e, por isso, uma oportunidade de criar maior participação e interação com eles é propor jogos. Por exemplo, você pode fazer um bingo no fim da aula com a temática aprendida. Aqui, você encontra um tutorial de como fazer cartelas personalizadas. Ainda é possível dividir a turma em grupos e fazer rodadas de perguntas sobre temas relacionados com a aula, seguindo o estilo de game shows de perguntas e respostas, como “Show do Milhão”, do SBT, ou “Quem Quer Ser Um Milionário”, quadro do programa Caldeirão do Huck, da Globo.

4) CRIE CONEXÕES COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES

Para ganhar a atenção dos estudantes, você já imaginou criar relações com personalidades famosas ou até memes* que estão bombando na internet? Esse tipo de relação pode gerar interesse e reflexões mais profundas sobre o tema. Por exemplo, você pode pedir para estudantes encontrarem vídeos no YouTube sobre temáticas específicas e, no momento da aula, todos podem debater se houve equívocos ou diferenças nas explicações dos influenciadores. Outro exemplo, é o conteúdo criado pela página @PiComenta_ do Twitter. A página trouxe um conhecimento sobre o uso da vírgula por meio de memes. Desse modo, o uso das imagens e gifs torna o aprendizado leve e engraçado para os estudantes.

memes são imagens, vídeos e gifs que circulam na internet e podem ou não acompanhar textos e legendas cômicas. Servem para fazer brincadeiras, piadas e referências humorísticas

*memes são imagens, vídeos e gifs que circulam na internet e podem ou não acompanhar textos e legendas cômicas. Servem para fazer brincadeiras, piadas e referências humorísticas.

5) PERGUNTE PARA OS ESTUDANTES

Um modo de entender como você pode melhorar suas aulas é conversar com sua turma. Pergunte de forma aberta: “Esse modo está funcionando? O que posso melhorar para a próxima aula? Como posso deixar a aula mais dinâmica e divertida para vocês?”. Se for melhor, é possível também pedir para estudantes responderem um questionário on-line sobre a aula. Dessa forma, estudantes podem trazer informações e direcionamentos bacanas, além de se sentirem próximos dessa construção do aprendizado.

6) SEJA VOCÊ MESMO(A)

Mesmo sendo uma aula on-line, ninguém espera que você seja um(a) blogueiro(a) ou influenciador(a)! Você não precisa assumir nenhum tipo personagem ou usar artifícios de edição. Seus alunos te conhecem. Então, seja você mesmo(a) e se divirta! Assim, você transmitirá tranquilidade, segurança e confiabilidade para sua turma.

7) TENTE

Como dica final: ninguém nasce sabendo ou indo super bem em algo. Por isso, tente e treine! Haverá dias que suas aulas não vão sair como você gostaria e está tudo bem. Como diz o ditado: é a prática que leva à perfeição.

Engajar seus estudantes: conclusão

Existem desafios nas aulas on-line que não devem ficar em segundo plano, mas sabemos que isso pode ser difícil nesse momento, e até em um futuro próximo. Por isso, estamos aqui para te ajudar no processo de engajar seus estudantes. Para mais dicas dicas de ferramentas e atividades, clique aqui e saiba mais!

Para te ajudar a engajar seus estudantes, contamos com o apoio de três professores, que compartilharam dicas e atividades para você utilizar com as turmas.

Para te ajudar a engajar seus estudantes, contamos com o apoio de três professores, que compartilharam dicas e atividades para você utilizar com as turmas.