Alunos conectados: Sua escola está preparada para o futuro?
14/07/2021

Tecnologia | Tecnologia e Educação

Alunos conectados: Sua escola está preparada para o futuro?

Alunos conectados, tecnologia e tudo que envolve o digital já é uma realidade, tanto no dia a dia dos jovens alunos quanto na educação. Desde o começo da pandemia de Covid-19, a rotina escolar brasileira tem sido transformada com a educação digital. 

No  ensino remoto e híbrido, a tecnologia e as tecnologias educacionais têm sido grandes aliadas de educadores e gestores, ainda mais porque o mundo digital é a realidade dos jovens atualmente. Mas a sua escola está preparada para esses novos alunos conectados, os nativos digitais?  Para começar, vamos entender mais sobre o que são os nativos digitais.

Afinal, o que são nativos digitais?

Esse termo foi evidenciado pelo escritor Marc Prensky para descrever as pessoas que cresceram e se desenvolveram no ambiente digital. E com isso, possui habilidades tecnológicas essenciais para a atualidade, por exemplo os alunos conectados.

Os nativos digitais são alunos conectados e que se tornam imediatistas em relação aos recursos digitais. Por exemplo: esperam encontrar respostas imediatas para o que necessitam saber. Se perguntam e não obtém a resposta no mesmo instante, pesquisam exatamente no momento em que desejam e normalmente possuem as respostas prontamente na internet. 

A tecnologia é a linguagem desses jovens nativos digitais. E, como falamos anteriormente, a tecnologia é o futuro e tem sido uma grande aliada na rotina escolar e potencializadora de resultados para as escolas. E para preparar a sua escola esses alunos conectados e para o futuro é mais simples do que se imagina. Vamos falar mais sobre isso?

Como preparar sua escola para o futuro digital

A educação digital e as tecnologias educacionais, não é somente ter acesso e saber compreender a internet ou tablets e smartphones. Até porque, como falamos no decorrer deste artigo, os alunos conectados – nativos digitais – que estão nas escolas hoje, já nasceram imersos no digital e conseguem utilizar a tecnologia com muita naturalidade.  Com isso, educação digital e as tecnologias educacionais buscam apoiar e potencializar o aprendizado desses alunos.  Educação digital também potencializa resultados para escolas, inclusive resultados que devem ser compartilhados com a comunidade escolar e famílias.

Preparando sua escola para os alunos conectados

Falamos bastante sobre como as tecnologias apoiam os alunos conectados. Mas é importante ressaltar que não basta apenas ter tecnologias na rotina escolar e sim tecnologias educacionais de qualidade e potencializadoras. Falar de tecnologias educacionais é falar do futuro e do presente. As escolas que já entenderam seus alunos conectados, estão investindo em tecnologias educacionais de qualidade. E você não quer ficar para trás não é mesmo?!

Escolher  as melhores tecnologias educacionais

Tecnologias educacionais possibilitam aos estudantes – alunos conectados – maior possibilidade de aprimorar o desenvolvimento no ensino aprendizagem, tendo acesso a conteúdos e aulas personalizadas e ferramentas aprimoradas e intuitivas. A sua escolha de uma tecnologia educacional para sua instituição de ensino deve partir algumas premissas, como: 

  • a tecnologia educacional deve entregar informações e dados sobre diferentes elementos pedagógicos.
  • ter objetivos claros em relação ao processo de ensino-aprendizagem inovador.
  • oferecer dados para tomadas de decisão dos gestores, diminuindo a carga operacional de educadores, fornecendo um papel mais estratégico em sala de aula.
  • orientar ações potencializadoras de aprendizado, personalizar o ensino dos alunos, aumentando o engajamento da turma. 

Tecnologias educacionais de qualidade consistem em direcionar gestores e educadores para criarem estratégias pedagógicas eficazes no ensino-aprendizagem dos jovens alunos conectados.  Ter essas tecnologias é mais do que implantar dispositivos digitais em sala de aula. Pois devem  instigar alunos a serem mais participativos, gerando maior engajamento e empoderando educadores e alunos conectados.

A Letrus, por exemplo, oferece insumos e dados que apoiam alunos no aprendizado com devolutivas ágeis, fazendo com que esses alunos desenvolvam mais e melhor a escrita. A partir disso, educadores conseguem conhecer mais sobre as turmas e podem fornecer devolutivas mais assertivas. De um lado temos os alunos conectados que, munidos de informações e respaldos comprovados, sentem-se mais confiantes para dialogar com educador, aumentando o engajamento. E do outro lado, educadores empoderados sobre as dificuldades dos estudantes e guiando-os da melhor forma possível.

Para finalizar, o futuro educacional está diretamente ligado a tecnologias educacionais de qualidade, que revolucionam e dinamizam a sua instituição de ensino com uma educação realmente inovadora. 

Tenha na sua escola a melhor tecnologia educacional do mundo que potencializa a escrita dos seus estudantes. 

Faça uma avaliação gratuita aqui