A importância do marketing educacional para gestão da sua escola
06/10/2021

Comunidade Escolar | Gestão | Gestão Escolar | Marketing Educacional | Tecnologia

A importância do marketing educacional para gestão da sua escola

Já ouviu falar em Marketing Educacional? Atrair mais alunos e manter a fidelidade das famílias sempre foi necessário para as instituições escolares. Porém, a forma como essa atração é feita tem mudado bastante. E isso acontece porque tudo muda o tempo todo, inclusive as novas tecnologias, ferramentas e o modo como atrai e retém alunos. 

Mas você deve se perguntar: quais são, necessariamente, as vantagens do Marketing Educacional para atrair e reter matrículas? Vamos falar sobre isso em breve, mas primeiro vamos entender o que é esse conceito.

O que é o Marketing Educacional?

O marketing educacional é o uso inteligente de estratégias e táticas do mercado corporativo e de comunicação para atração, retenção e fidelização de alunos e famílias. Sempre utilizando estratégias digitais para obter melhores resultados e atender demandas sociais e legais no âmbito escolar.

Um bom marketing possibilita que a instituição de ensino se mantenha em destaque perante a concorrência. Em relação ao mercado, uma escola com um marketing educacional forte consegue se posicionar melhor e, consequentemente, atrair e fidelizar mais matrículas. 

Pensando em um bom Marketing Educacional

Um bom marketing deve primeiramente entregar uma boa comunicação com as famílias. Estudos apontam que uma boa comunicação e o envolvimento de responsáveis na educação dos estudantes é fundamental.   

Outro fator importante é otimizar as técnicas de comunicação com o público, para que esse contato seja sempre efetivo e que o relacionamento esteja adequado e jamais se desgaste. É possível adotar ações de marketing através de redes sociais, newsletter, blog institucional, aplicativo e/ou site da escola. A tecnologia é uma ótima aliada no marketing educacional. Aproveite o potencial dos canais de atendimento e agendas digitais para fortalecer cada vez mais a parceria com a comunidade escolar.

Vantagens para sua escola

  • Posicionamento e fortalecimento de marca

Um marketing educacional de qualidade possibilita que a instituição de ensino melhore e fortaleça seu posicionamento no mercado. Uma vez que a escola pesquisa e elabora ações sobre as necessidades e demandas dos alunos e famílias, detém conhecimento sobre o que pode agregar e o que pode potencializar o desenvolvimento dos alunos, consegue fortalecer o posicionamento dela no mercado perante a concorrência.

  • Captação de alunos na campanha de matrículas

É fundamental que toda instituição de ensino esteja preparada para o período de matrículas. Apesar de ser um evento anual, o período pode causar preocupação e até tirar o sono de muitas gestoras e gestores escolares. Para ajudar esses gestores, o marketing educacional é essencial para atrair e reter alunos. Além de fortalecer ainda mais a imagem da escola e ressaltar atributos, conquistas e novidades da instituição.

  • Relacionamento com a comunidade escolar 

O marketing educacional auxilia no relacionamento com a comunidade escolar, construindo uma comunicação aberta e próxima com os responsáveis. É essencial traçar estratégias utilizando meios de comunicação, de modo que a escola esteja sempre perto da comunidade e famílias. 

Resumindo, o marketing educacional pode ser um grande aliado para a gestão escolar. Tanto na captação e retenção de matrículas, quanto no fortalecimento e posicionamento de marca. E aí, gostou do conteúdo? Como está o marketing da sua instituição de ensino? Separamos 4 dicas para te apoiar ainda mais na campanha de matrículas junto a sua comunidade escolar.