Somos uma das 100 Startups To Watch 2023
11/10/2023

Letrus se destaca e entra pra lista das 100 Startups To Watch 2023 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios

A Letrus, programa de letramento, acaba de colocar na prateleira mais uma conquista.

Entrar pra lista das 100 startups pra ficar de olho é o resultado mais que  positivo de que, todo o trabalho pedagógico, tem dado certo.
Nos nossos pouco mais de sete anos de existência, a empresa trabalhou pra garantir aperfeiçoamento do programa, dando ao professor mais insumos pra trabalhar em sala, contribuindo pra uma maior agilidade e coesão do plano de aula.

E já que é pra ficar de olho, há pouco mais de cinco anos, a Letrus tem o estado do Espírito Santo como um grande parceiro e, desde que o programa foi implementado como política pública em todas as escolas do ES, o estado passou de 6º para 1º lugar no ranking do ENEM na nota da Redação dentre todos os estados brasileiros. São mais de 284 escolas que usam o programa, mais de 92 mil alunos beneficiados e mais de 1400 professores atendidos, números que foram crescendo no decorrer dos anos, solidificando essa parceria.

E como o assunto é conquistas, não podemos deixar de falar que a Letrus foi a primeira empresa brasileira a ganhar o Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa, entregue pela Unesco desde 2005, como a melhor tecnologia educacional do mundo.

Não tem como falar de todas essas conquistas sem falar de história e a nossa começou oficialmente em 2016, mas em 2014 foi quando um professor de língua portuguesa, impulsionado pela falta de estrutura pra dar aulas de redação, teve uma grande ideia e juntou dois ingredientes primordiais: tecnologia e educação. Foi uma outra professora que acendeu essa luz no Luis Junqueira
"O estágio que fiz representa essa experiência prática de colocar a autoria na mao dos estudantes e isso é revolucionario, a escola é conservadora em nao deixar os alunos escreverem de maneira livre. E a ideia veio daí, dessa responsabilidade de acompanhar os alunos. Isso mudou minha vida, acompanhar me fez entender o tanto de trabalho que isso dá. A letrus é filha dessa situação, de continuar usando as aulas de língua portugues com suas normas e regras, fazendo da inteligência artificial uma aliada nesse processo de estimular a escrita."

Além de unir uma paixão a uma necessidade, Luis se uniu a Thiago Rached e, juntos, fundaram a Letrus como uma empresa que visa levar o programa de letramento pra todos os lugares possíveis.

Estar na lista das 100 Startups to Watch é contribuir pra que mais pessoas tenham acesso a leitura e escrita, além de diminuir impactos sociais que, muitas vezes, tiram a chance desses estudantes de criar. Assim, com a gratidão de quem está no caminho certo e não vai parar por aqui, Thiago finaliza: "Ser selecionado por um veículo sério como uma das startups de referência no Brasil reforça para nós a relevância da tecnologia na educação, setor que carece de mais investimentos para gerarmos mais impacto e diminuirmos desigualdades."